Blog Layout

Autismo

Elder Lanzani • 15 de abril de 2022

Autismo

No dia 02 de abril é comemorado o dia mundial da conscientização do autismo. Essa data foi definida pela OMS em 2007, tendo como objetivo melhorar a conscientização da população sobre o tema.


Segundo dados americanos de 2021, o transtorno do espectro autista (TEA) afeta cerca de 2,3% das crianças americanas aos 8 anos de idade. Essa prevalência varia entre países, pois muitas vezes são utilizados métodos distintos de diagnóstico. E, infelizmente, ainda não temos um dado oficial brasileiro. Porém, a referência americana aponta para uma condição bastante relevante na saúde mental das crianças.


O primeiro caso clínico de TEA foi apresentado em 1943 por Kanner. Esse primeiro caso apresentava as características clínicas clássicas, como atraso na fala, falta de contato visual, comportamentos ritualísticos, isolamento social. Ao longo dos anos, as características clínicas foram ampliadas, permitindo a classificação de mais pessoas dentro do espetro autista. Gosto das definições de Lorna Wing, ressaltando dificuldades nas áreas da imaginação, socialização e comunicação.


Os principais sintomas de autismo são déficits persistentes na capacidade de iniciar e sustentar interação ou comunicação social recíproca, associado a padrões de comportamento e interesses restritos, repetitivos e inflexíveis. 


O início do distúrbio ocorre durante o período de desenvolvimento, geralmente na primeira infância. Mas os sintomas podem se manifestar somente mais tarde, quando as demandas sociais excedem as capacidades, como na adolescência ou mesmo na vida adulta. 


Os déficits devem ser suficientemente graves para causar prejuízos em diferentes áreas do funcionamento. Indivíduos ao longo do espectro exibem heterogêneas habilidades intelectuais e de linguagem.


Atualmente entende-se que quanto mais nova a criança, maior a capacidade de aprender e desenvolver habilidades sociais e de linguagem. Por isso, o diagnóstico e intervenção precoces são altamente preconizados. 


Caso a família, a escola ou o pediatra observem algum sinal sugestivo de TEA, é recomendado busca por profissionais especializados e que tenham experiencia com o diagnóstico de TEA. 

Por Elder Lanzani 17 de março de 2023
Pais com filhos no Transtorno do Espectro Autista
Por Elder Lanzani 28 de junho de 2022
Burnout
Por Elder Lanzani 29 de março de 2022
Medo de ir para escola
Por Elder Lanzani 14 de março de 2022
Há excesso de diagnósticos em Psiquiatria?
11 de março de 2022
Por que estudamos o desenvolvimento infantil?
Share by: